top of page

Uma campanha feita literalmente dentro de casa!

O ano era de 2021, mais precisamente em maio, e estávamos em plena pandemia e dentro de casa.

Eu estava obviamente sem trabalho externo e o que me sobrava era apenas ter paciência e usar a criatividade que me sobrava, principalmente nas noites de insônia, que não foram poucas.

Tive um pedido da Caloi, que não tinha como negar: fotografar a nova bicicleta full suspension (com suspensão na frente e atrás) da marca, um marco para a marca e a maior novidade do ano. É assim que eu gosto! Desafio e responsa no talo!


Onde estava o problema de tudo isso?

Não havia tempo hábil e estúdio disponível nas datas que eu teria a bicicleta comigo.

Tinha exatos dois dias e duas noites para fazer as fotos e ninguém podia ver a bicicleta, o sigilo era total.

Decidi fotografar em casa, mas não vai imaginando que tenho um estúdio em casa, eu iria montar um na minha sala e fazer tudo em uma madrugada, quando todos estavam dormindo e eu poderia trabalhar com certa tranquilidade.


Meu briefing era praticamente simples, algumas fotos de detalhes sem mostrar ela por inteiro. Mas até então não tinha a bicicleta em mãos. Dia 8 de maio, na hora do almoço me foi entregue o modelo, protótipo que serviria para as fotos. Uma verdadeira all black, todinha preta, sem grafismo ou algo que chamaria mais atenção. Nesse momento eu decidi, seria preto no preto. A luz mostraria os detalhes e suas curvas. Menos é mais! Simples e funcional.


Mais uma vez não registrei como eu fiz tudo isso, estava realmente focado em fazer meu trabalho bem feito, mas uma única foto feita durante a madrugada quando eu estava no meio da sessão, reflete exatamente meu setup e cenário para aquele trabalho.



Para quem quer saber, usei apenas uma fonte de luz. Um flash Speedlight Canon 600EX II com difusor, uma placa de isopor e o rádio, dá para ver bem na foto acima. Inclusive a sala de jantar desmontada com as cadeiras empilhadas (do lado direito da foto) e o fundo preto e eu procurando os ângulos ideais no chão.


Agora vem a melhor parte.

Enquanto eu testava a luz e como ela funcionaria com meu objeto principal (a bicicleta) usei uma fonte de luz bem conhecida por todo mundo, uma ring light, aquela luz redonda que o pessoal usa para fazer live no instagram. Com o live view da câmera ligado conseguia simular a incidência da luz na imagem e então comecei a filmar aquilo tudo. Não é muito comum eu fazer isso, mas fiz.


Vou colocar uma print aqui abaixo para você ver a hora que eu comecei a trabalhar na bike, lembra que eu disse que faria na madrugada né, pois esta aí abaixo a prova. Era video e quando eu achasse a luz correta, fazia a foto.



Já estava claro quando comecei a desmontar tudo, aproveitei a manha para dormir um pouco e então durante a tarde mais descansado ver o resultado final no computador. Caso não desse certo eu teria mais uma noite e também poderia dar o feedback para a Caloi sobre o que tinha acontecido naquela noite.


Dá uma olhada nessa foto abaixo (rejeitada) que peguei no arquivo bruto, ela mostra um pouco de como estava mantendo a bicicleta em pé e como a luz pode incidir de maneiras diferentes dependendo de como você a posiciona.

O isopor (que dá para ver bem na primeira foto) me ajudou a modular o reflexo da luz na bicicleta. Repare que nessa foto também a pintura da bicicleta abaixo refletia o chão em madeira.


Foi caótico? Foi!

Deu certo? Deu!

Era uma campanha de alguns dias que mostraria a bicicleta por partes antes de mostrar por inteiro.

E foi assim que eu dei a noticia para a Caloi, que as fotos tinham funcionado e não precisaria de mais tempo com o protótipo na minha casa.

Acho que meu entusiasmo foi tão grande depois que vi as imagens e falei com o pessoal do marketing que na hora pediram para ver o resultado. Voltei ao computador e comecei a editar as imagens, mas e aqueles videos que eu fiz...

Antes de continuar essa história eu vou mostrar as imagens que foram feitas.



Era esse o resultado que eu queria e estava exatamente como nas referências que a marca havia me solicitado. Estava super satisfeito por ter conseguido chegar nesse resultado na sala da minha casa. Mas aí me pediram as imagens e resolvi criar algo especial, que gerasse a expectativa que a Caloi queria entregar ao consumidor e então fui aos vídeos que captei.

Como disse, não sou de captar video e um verdadeiro bebe panda (bem inofensivo) quando se fala em editar alguma coisa. Joguei aqueles arquivos no Final Cut do computador mas não sabia muito como fazer e operar aquele programa. Passei tudo para o celular e apelei ao CapCut, um app de edição de vídeo que eu de vez em quando me arrisco e fiz uma edição simples para enviar antes das fotos.

Antes de você dar play nele aqui embaixo, vou contar o final disso tudo. As imagens foram usadas conforme haviam programado e o meu video, feito sem compromisso com o cliente mas com qualidade e proatividade, acabou agradando mais do que eu imaginava! Foi um sucesso, foi usado internamente, depois foi para as redes sociais como o principal elemento de divulgação da nova bicicleta. Aumente o som e dá uma olhadinha nele 👇





E no final do video... até a brincadeira que o pessoal falava nas redes sociais provocando a Caloi para o lançamento da nova bicicleta a # CadeaFull? Obrigado mais uma vez por você ler até aqui e a Caloi e Grupo Dorel por acreditar no meu trabalho.


Navegue pelo blog e veja outros causos, estórias e histórias.

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram App Icon

FABIOPIVA

PHOTOGRAPHER

bottom of page