presepadas ou do contorcionismo?
Essa não é uma novidade, mas o que aconteceu durante vale a postagem...
Num esquema de super celebridade, e não que ele não seja mas se mostrou um ciclista normal e tranquilo como poucos, o atual campeão mundial de ciclismo, o eslovaco Peter Sagan, desembarcou no Brasil.
Clique feito por Idário Café durante o pedal de Peter Sagan no Riacho Grande
Foram pouco mais de 48 horas em território nacional, com direito a reconhecimento do percurso para a Olimpíada do Rio, pedal promocional em São Paulo e visita em lojas.
Sua vinda foi extra confirmada por uma postagem no twiter um mês antes de ele aparecer, que viralizou e se espalhou pelas midias dos ciclistas e apaixonados pelo esporte.
Durante menos de 24 horas em São Paulo tinha a missão de fazer esse registro que por fim viraria a capa da revista Bike Action e todo o material para ilustrar a matéria na revista especializada.
Não era um ensaio fotografico, não era uma foto posada, era um hard news. Não sabia quanto tempo eu teria para fazer a foto, mas a minha chance era pequena e rápida.
Acionei então o Idário Café, renomado fotográfo de motos, com inúmeras participações no Rally dos Sertões, Dakar, mundiais de motocross e supercross. Engana-se que pedi para ele fotografar, mas sim usar a sua experiência de fotografia e em cima da moto para me levar na produção da foto.
Acordamos cedo, eu era 4h30 da manha e nos encontramos as 6 no ponto de encontro.
A bordo de uma poderosa Honda VFR 1200X Crosstourer, com transmissão automática partimos rumo a foto, o destino era proximo a Serra do Mar, uma estrada tranquila próximo a Grande São Paulo, num conhecido local de treinos dos ciclistas. Uma coisa havia percebido já nos primeiros quilômetros era que de veiculo estávamos bem, trocas zero tranco e super potente!
O atraso sempre esta presente na vida dos fotografos e como estávamos em dois, ele foi dobrado mesmo! Começamos a fazer as fotos sem ao menos falar com ninguêm, no melhor estilo moto-paquera acompanhando um pequeno grupo de ciclistas que "escoltavam" o campeão mundial e na sequencia um grupo de trinta ciclistas se juntou e aí a foto foi para o brejo.
Durante uns trintas minutos nenhuma foto servia para o que eu precisava, um carro madrinha ia na frente com mais dois fotógrafos e acabava complicando tudo. Para a minha sorte um dos fotografos que estava na camionete era o xará Fabio Braga que entendeu o que eu precisava e também ajudou tirando o carro abre-alas do desfile. O Braga é um puta fotografo da Folha de São Paulo e também pedala, então estava tudo mais fácil.
Fabio Braga em ação e seu carro abre-alas
Minha chance era rápida e curta e a idéia era fazer a foto com o pelotão desfocado e o campeão em destaque. Iria usar uma tele-objetiva (300mm) para fazer isso. Tava pronto e assim que pedimos para o Peter se desgrudar do pelotão eu puxei a alça da lente com a camera e......só veio a alça!
Camera e lente ficaram penduradas apenas por um lado da outra alça, isso tudo a uns 50 km/h. Apesar de grande e pesada ela não caiu mas o pânico foi gigante! Na hora falei para o Café e ele segurou a lente que eu tinha colocado solta (sem alças) entre eu e ele. Na outra mão estava outra lente com a outra camêra e foi com ela mesmo que virei para trás e fiz alguns disparos.
Graças a tecnologia de hoje podemos ver a foto no momento e precisei ver se tinha conseguido acertar. O Café parou a moto e ainda com a lente prensada entre nós pensei positivo e fui ver o tinha feito.
Melhor que selfie! clique de Fabio Braga
Sim, tinha uma sequencia de 4 ou 5 fotos otimas e apenas uma o campeão estava com o sorriso no canto do rosto. Será que ele percebeu a confusão que aconteceu durante um instante em cima da moto ou riu do meu contorcionismo? Nunca vou saber..... Depois disso relaxei de verdade. Guardamos a lente fujona no case na moto e seguimos o pelotão por mais um pouco até acabar o pedal. Da primeira a ultima foto não se passaram mais de uma hora mas foi uma aventura.
Peter Sagan pediu uma foto com o a lenda Idário Café e a sua super motoca
Foto feita e missão comprida...
Enquanto o campeão mundial posava para selfies e fotos com os fãs eu apenas respirava aliviado.
Naquele dia as fotos invadiram as midias sociais e eu fui presenteado pelo xará com uma minha em plena ação. Me desculpe galera, mas a minha foi muito mais legal!
Em menos de uma semana Peter Sagan já estava na capa e na revista e eu escrevendo mais uma aqui no blog!
Sorrisinho maroto de Peter Sagan, rindo das presepadas ou do contorcionismo? Valeu a capa!