top of page

Achei uma relíquia guardada a tempos!

A COVID-19 nos colocou de molho em casa. A tal da quarentena.

E sinceramente espero que quando você ou eu ler isso depois possa recordar desses dias complicados.

Porém sentei aqui para escrever de outra coisa que acabei de achar nas minhas coisas guardadas. Em meio as "lives" do Instagram resolvi buscar nos meus arquivos um pouco da fotografia analógica para ter assunto e mostrar numa dessas lives. Fui lá na garagem e abri uma caixa que estava fechada a pelo menos uns 12 anos.

Em meio as coisas de fotografia (cromos, negativos, fotos impressas) eu achei uma relíquia que ganhei a uns 30 anos atras dos meus pais. Nada mais que os primórdios do computador portátil, que hoje viria a ser um laptop e os famosos smart watch, ambos interligados.

Acho que meus pais compraram ele no Japão, em Tokyo quando foram nos anos 80. Meu pai sempre foi fã de tecnologia, mas nunca conseguia operar esses gadgets com muita facilidade. Lembro de criança quando minha mãe me mostrou isso, que ja tinha pelo menos uns 8 a 10 anos que tinham comprado. Ela explicou tudo o que essas maquinas faziam e eu fiquei louco.

Como que o relogio trocava informações só de estar encostado numa base? Como que eles trocavam dados. Puta coisa absurda.

Pesquisei aqui rapidamente sobre esse trio aí da foto. Olha Só:

SEIKO UC-2000 (1984)

o surgimento dos computadores portáteis

Se você considera o seu novo smartwatch a peça mais futurista da tecnologia, é melhor dar uma olhada nessa coisa estranha que remonta aos bons e oitenta anos. É o UC-2000 , um computador vestível para relógios de pulso, lançado em 1984 pela conhecida empresa de tecnologia e relojoaria japonesa Seiko .

O primeiro computador de pulso Seiko

O objeto básico (o relógio) era mais uma calculadora programável do que um PC de verdade, mas as coisas mudaram quando foi acoplado à estação de acoplamento UC-2200 . Este era um dispositivo pouco convencional - fornecido com uma pequena impressora térmica, um teclado, 4 KB de RAM e uma ROM de 26 KB que incluía um software de programação Microsoft Basic , um tradutor japonês / inglês e alguns jogos - através dos quais o relógio podia programado e transformado em um PC portátil, embora bastante limitado em suas funções. A estação de acoplamento também pode ser conectada a um computador de mesa para trocar dados para lá e para cá do “relógio”.

A Seiko UC-2000 foi equipada com uma tela LCD monocromática de 50 × 28 pixels, reconhecidamente não é a melhor se você é apaixonado por videogames de alta resolução. Quando não estava encaixado, o computador de pulso era controlado por quatro botões grandes (bem, razoavelmente grandes), dois dos quais eram usados ​​para jogar os videogames básicos que rodavam no dispositivo.

Nos anos 80, a Seiko (e sua subsidiária Epson) lançou versões aprimoradas do relógio, algumas das quais poderiam ser conectadas diretamente a vários PCs (incluindo Apple II, Commodore 64 e IBM PC) através de um cabo de interface RS232, removendo assim o necessidade de uma estação de ancoragem; um modelo de 1985, o Epson RC-20 , foi equipado com uma tela sensível ao toque (isso lembra alguma coisa?) e, pelo menos à primeira vista, parece notavelmente semelhante a um smartwatch moderno.

Uma Seiko UC-2000 em sua estação de ancoragem UC-2200, observe a impressora térmica da direita e o pacote ROM à esquerda

No entanto, nenhum deles alcançou o sucesso esperado pela empresa, e a gloriosa era dos computadores de pulso japoneses chegou ao fim prematuro na segunda metade dos anos 80 (pelo menos por enquanto).

outras curiosidades

A UC-2000 também teve uma carreira efêmera em Hollywood, como um dispositivo futurista que Tommy Lee Jones usa no filme de ação (reconhecidamente inexpressivo) de 1986 Black Moon Rising. Vídeo de Simon

Anúncios japoneses originais do Seiko UC-2000

O monitor de matriz de pontos LCD e a placa principal do UC-2000, equipada com uma CPU de 4 bits com 32 kHz, 2 KB de RAM e 7,5 KB de ROM.

Sim! Eu tenho eles ainda guardados em caixa original e excelente estado de conservação.

Para finalizar adicionei essa imagem retirada do e-bay onde apenas o relógio pode ser encontrado por U$D 2380.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Follow Us
Search By Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram App Icon

FABIOPIVA

PHOTOGRAPHER

bottom of page